O Dia Nacional dos Bombeiros foi comemorado em grande estilo pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Neste ano, os bombeiros-militares mineiros, foram demandados em diversas catástrofes. A primeira, em Brumadinho-MG, e naquelas ocorridas no litoral leste do continente africano.
Porém, a despeito daquelas tragédias, a comemoração do Dia Nacional do Bombeiros é momento de celebração entre os valiosos profissionais das corporações de bombeiros militares. É tempo dos bravos “soldados do fogo” — com expertises em resgates, salvamentos e ajudas comunitárias — celebrar e renovar compromissos com a proteção dos cidadãos e comunidades a quem servem.
Em Minas Gerais, a comemoração do 2 de Julho — Dia Nacional do Bombeiro — foi no edifício JK da Cidade Administrativa, onde funciona a sede do governo mineiro. Naquele evento cerimonioso, participaram, na última terça-feira (2), o governador do Estado, Romeu Zema; o vice-governador; Paulo Brant; o comandante-geral do CBMMG, Coronel Edgard Estevo da Silva, o chefe do Estado-Maior, Coronel Erlon Dias Botelho, os presidentes da Assembleia e Tribunal de Justiça, além de muitos outros convidados e autoridades civis e militares, segundo informações daquela Instituição Militar Estadual, que destacou também:
A solenidade contou com momentos de emoção, principalmente para os 103 agraciados pela Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, que é mais alta comenda concedida pelo CBMMG aos atores que participaram ou colaboraram efetivamente na construção da Corporação, bem como seu desenvolvimento, expansão e fortalecimento. Na oportunidade, foi lançada a 3ª edição do Plano de Comando do Corpo de Bombeiros, que define as metas e objetivos da Corporação, priorizando a expansão do atendimento a mais pessoas e municípios, alinhado com o plano estratégico do Governo. Esta edição, prevê o cumprimento de cinco eixos estratégicos: Expansão da Corporação, Excelência no atendimento, Proteção e Defesa Civil, Segurança Contra Incêndio e Pânico e Comunicação Organizacional.
O Comandante-Geral, Coronel Estevo, enalteceu a força da Corporação, sua participação e a rápida resposta nos vários cenários de tragédias como a de Brumadinho, a ajuda humanitária em Moçambique e tantos outros acontecimentos, que “só foram possíveis, devido ao constante treinamento, dedicação, e comprometimento dos militares mineiros. Fato que torna nossa instituição uma das mais respeitadas do país”, comentou o Coronel.
O Governador do Estado, Romeu Zema, também discursou em favor dos bombeiros, lembrando a importante atuação em Brumadinho e ressaltando seu compromisso em se esforçar cada vez mais para resolver as questões financeiras do estado.
Com as Informações do CBM-MG