Na noite de 11 de dezembro, a Escola Estadual Heitor Villas Lobo sediou a formatura da Turma 2025 do Programa Educacional Bombeiro Militar Mirim (PROEBOM). Naquela cerimônia, iniciada às 19h, com a apresentação oficial do pelotão, além das presenças do Capitão BM Levi, do diretor professor Francisco e da vice-diretora professora Rosângela. O evento celebrou a conclusão do curso e destacou o compromisso do programa com a formação cidadã de crianças e jovens junto à comunidade escolar.
O PROEBOM atende anualmente cerca de 690 jovens, em situação de vulnerabilidade, em Rondônia, e promove-lhes atividades que cultiva valores como civismo, disciplina e responsabilidade social. Apoiado pela organização militar, o programa oferece formação em áreas essenciais como primeiros socorros, prevenção de acidentes e cidadania. Os alunos fizeram uma demonstração técnica de prova prática e contiveram com segurança, um incêndio em registro de gás de cozinha.
Seis Bombeiros Mirins receberam homenagens, pelo excelente desempenho, disciplina e assiduidade, por isso foram promovidos a monitores. A nomeação reconheceu oficialmente a dedicação demonstrada pelos jovens, que atuarão no suporte à próxima turma do programa. Durante a solenidade houve a a entrega de prêmios aos alunos que obtiveram destaque individual, seguida da entrega dos diplomas de conclusão aos formandos da Turma 2025.
Além dos alunos, o evento homenageou colaboradores fundamentais, com destaque para o Major BM Bragado, idealizador do projeto há 20 anos, e a instrutora Silvana Cunha Rosas, responsável pelo ensino de higiene e saúde.
No encerramento, destaque para discursos de agradecimento das autoridades ao comprometimento de alunos e familiares, reafirmando o impacto social do programa em Rondônia. A Turma 2025, composta por 49 formandos divididos em dois pelotões, concluiu o ciclo com um coffee break. Agora, esses jovens seguem com uma base sólida em cultura de prevenção e cidadania.
Fonte: CBMRO

