Quatro militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) participaram do Curso Básico Teórico de Busca e Salvamento promovido pela FAB – SAR 0005, realizado entre os dias 10 e 13 de novembro na Base Aérea de Campo Grande (MS).
Objetivo e Realização
O curso foi promovido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira e ministrado por militares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II). O objetivo principal do mesmo sem dúvida alguma, é ampliar o conhecimento dos participantes sobre os procedimentos adotados nas operações de busca e salvamento aeronáutico. E além disso teve como conteúdo adicional apresentação da estrutura e funcionamento do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR).
A turma contou com 29 alunos, entre eles os bombeiros militares:
- Capitão Gabriel Ferreira Lopes
- Capitão Jônatas Lira Costa e Silva de Lucena
- Tenente Victor Hugo Blanco
- Soldado Leony Guimarães da Silva.
Planejamento e Execução de Operações SAR
Os participantes também estudaram o processo de planejamento e execução das operações de Busca e Salvamento da Força Aérea, o que incluiu:
- Todos os recursos necessários para realizar o resgate de vítimas em situações complexas.
- O emprego de pessoal.
- A utilização de equipamentos especializados.
O Sistema COSPAS-SARSAT
Um ponto chave da formação foi sem dúvida o estudo do COSPAS-SARSAT, um sistema internacional de satélites com a função de:
- Detectar sinais de emergência emitidos por radiobalizas (instaladas em aeronaves, embarcações e dispositivos pessoais).
- Ao identificar um alerta, encaminhar as informações aos centros de controle.
- Os centros acionam as autoridades de Busca e Salvamento (SAR) para o atendimento.
Este sistema é fundamental, pois, seu uso reduz significativamente o tempo de resposta e, consequentemente, aumenta as chances de sobrevivência das vítimas.
Conclusão e Impacto do Curso
O curso abordou, na sua grade curricular, as normativas que regulamentam a atividade de Busca e Salvamento (SAR) no Brasil, incluindo o gerenciamento de demandas bem como os protocolos utilizados em alinhamento com instituições internacionais e federativas.
Finalmente com a certificação dos quatro militares, o CBMMS fortalece sua integração ao SISSAR (Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico). Em conclusão a corporação amplia sua capacidade de atuação conjunta em missões de busca e salvamento aeronáuticas realizadas em Mato Grosso do Sul.
Fonte: CBMMS

