No dia 30 de janeiro de 2026, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará Aesp/CE e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizaram a formatura de 21 novos especialistas no Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS). O Curso, teve a coordenação de dois oficiais do CBMCE, o Tenente-Coronel Alan Lúcio Alencar de Andrade e monitoria do Capitão João Hugo Rufino Fernandes. Além dos militares dos bombeiros, participaram também agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), e da Polícia Civil do Ceará (PCCE).
De forma inédita, o curso incluiu servidores da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS) e da Polícia Civil de Goiás (PCGO), promovendo um intercâmbio entre os setores. O curso foca na capacitação técnica e humanizada para gerenciar crises de forma qualificada, priorizando a preservação da vida. Certamente, a formação promove a cooperação entre diferentes órgãos de segurança e proteção social, integrando conhecimentos para um atendimento mais eficaz.
A solenidade foi prestigiada pelo Coronel José Cláudio Barreto de Sousa (Comandante-Geral do CBMCE) e outras autoridades, reforçando a importância do curso para o Estado. Sem dúvida, a iniciativa consolida o investimento na qualificação contínua dos servidores e na proteção da população cearense por meio de ações integradas.
Fonte: CBMCE

